domingo, 7 de novembro de 2010

China Central Television Headquarters - Marco Boato

China Central Television Headquarters


Especificações :

Arquitetos : Office for Metropolitan Architecture (O.M.A.) ; Rem Koolhaas.
Localização : Centro Comercial de Pequim.
Altura : 234 metros.
Andares : 54.
Duração das obras : 01/06/04 – 30/05/07
Inauguração : 01/01/08
Uso : Estação de televisão , Escritórios comerciais, hotel, teatro entre outros.

Sobre o Edifício: 

O prédio principal não é uma torre tradicional, mas um “loop” de seis seções horizontais e verticais inclinadas a 60°, criando um aspecto único, com um centro vazado.  A construção do prédio foi considerada um desafio estrutural muito grande, principalmente por se encontrar em uma zona sísmica.

Ele foi construído como dois edifícios separados, que foram unidos no dia 30/03/07. Para não haver problemas na junção, a união dos prédios foi realizada logo no começo do dia, quando as temperaturas do aço nas duas estruturas estariam iguais.


Análise crítica com base nos conceitos de Calvino - Exatidão:
           
            A exatidão geralmente remete a formas simétricas e geometricamente perfeitas. Olhando para o prédio principal da CCTV, a ultima coisa que pensamos são nesses aspectos, mas sim, em um forma indeterminada, imprecisa e ate confusa. Mas como Calvino explica a imprecisão nos textos de Leopardi , “o poeta do vago só pode ser o poeta da precisão...”.

A realização de um edifício deste porte, com tamanha discrepância de uma construção comum, só pode ser realizado com um projeto muito bem elaborado, calculado e definido, onde todos os fatores são pesados e calculados. Isso é exemplificado por Calvino quando diz que, “para alcançar a imprecisão desejada, é necessário a atenção extremamente precisa e meticulosa...”. Esse prédio exigiu centenas de horas de cálculos e projetos, diversos arquitetos e engenheiros calculistas, fazendo um trabalho final de precisão e de exatidão pela soma de diversos fatores, considerando desde temperatura ate o fato do prédio se encontrar em uma zona de muita atividade sísmica. Calvino faz uma citação de Robert Musil que exemplifica muito bem essa situação, aonde ele diz que “problemas matemáticos que não admitem uma solução geral, mas antes soluções particulares que, combinadas, se aproximam da solução geral.” 

Esse edifício se destaca no meio do centro comercial de Pequim, marcando uma presença nítida, incisiva e memorável para todos que o vejam.  Ele transmite aos que passam uma sensação de falta de equilíbrio, num misto de desafio e despreocupação com a gravidade, que a qualquer momento pode cair. Esse sentimento vivo, Calvino descreve como Chama, imprecisa, mas bela, e fundamental para apreciarmos a excentricidade da obra. Mas ao mesmo tempo existe o lado Cristal, que remete a segurança e força dos materiais empregados, a precisão e exatidão da estrutura.



Com isso, podemos ver que mesmo em uma arquitetura imprecisa, não simétrica, a exatidão esta muito presente, seja no meticuloso projeto estrutural ou na linguagem precisa que é utilizada na forma do edifício para expressar uma obra complexa de forma simples e objetiva.

Marco Antônio Boato Júnior
Referencias Bibliográficas :

http://ideiasdespedacadas.wordpress.com/2008/03/04/cctv-pisa-a-moda-chinesa/

CALVINO, Ítalo. Seis Propostas Para o Próximo Milênio: Lições Americanas. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, c1994.

http://en.wikipedia.org/wiki/China_Central_Television_Headquarters

Nenhum comentário:

Postar um comentário